- Área: 370 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Andrew Campion
-
Fabricantes: Bauder, Parklex Prodema, SIP Energy, STRATA
Descrição enviada pela equipe de projeto. Dois milênios atrás, os romanos contemplavam a região que atravessava o Canal da Irlanda da Britannia em direção à uma terra que eles chamavam de Hibernia, que significa 'Terra do Inverno'. Os invernos irlandeses são realmente longos, mas a primavera traz cores vibrantes em uma paisagem de colcha de retalhos, o cenário para a Meadow Dance.
Uma caixa de madeira sobre um prado, em uma base de pedra para favorecer as vistas ao pântano - um rico bioclima com córregos cintilantes. Como capturado na animação do filme, as caixas de madeira e pedra trançam juntas para criar um salão pé-direito duplo, captando a luz do sol ao sul.
A Irlanda tem a edificação de pedra no sangue. Esta é uma casa inspirada nos campos circundantes de paredes de pedra seca. Essas estriações artificiais são um registro visível do tempo. Os agricultores locais usaram o que estava disponível e, através de habilidades transmitidas por gerações, foram coletadas pedras de terras aradas em pedreiras locais para demarcar propriedades familiares, subdividindo-se repetidamente ao longo do tempo.
Um pouco mais ao sul está Lough Gur - um lago com uma faixa arqueológica neolítica de 5.000 anos de idade, incluindo um grande círculo de pedras. Os padrões e cores da pedra local são cativantes, e a casa reúne elementos de arenito amarelo ancorados por grandes blocos de calcário cinza. Dormentes recuperados de carvalho criam uma ilha no prado, elevando as pessoas um pouco acima da grama alta.
A caixa de madeira é expressa em fios de carvalho e faia, captando os marrons do pântano, enquanto o amarelo do feno se acumula nos campos no período do verão.
A sala de estar está no coração da casa onde tudo acontece - onde a família cozinha, come e se aquece. Um ponto focal interessante, e ponto de discussão, é onde o fogão repousa sobre uma base de pedra Liscannor, que é famosa por suas marcações fósseis onduladas deixadas para trás pela vida marinha antiga há cerca de 350 milhões de anos.
A emissão de CO2 e o custo de aquecimento da casa no inverno são bastante reduzidos ao integrar uma tecnologia de recuperação de calor que evita os sistemas convencionais de queima de óleo.
As gramíneas do local oferecem um habitat para aves que nidificam no solo - incluindo faisões selvagens e narcejas, com ambas espécies fazendo uma recuperação vegetal lenta porém constante nos últimos anos. Flores silvestres perenes também ajudam a apoiar insetos polinizadores (um terço das 97 espécies de abelhas selvagens estão em extinção na Irlanda).
Como capturado na fotografia e nos escritos de Thomas Fitzgerald, há uma mágica em observar o baixo sol irlandês com sua tonalidade âmbar projetando longas sombras através das pastagens do outono à primavera. E aqui a casa pode ser vista para estender uma interminável dança de sombras 'Jig & Reel', sendo mais dramática ainda no nascer e no pôr do sol. Meadow Dance oferece uma lufada de ar fresco - um amor pela arquitetura contemporânea realizada em materiais naturais inspirados na maravilhosa paisagem irlandesa.